Friday, November 05, 2004

Debate com Hugo Chavez na UFRJ

12:40
Sai da Puc-Rio um ônibus em direção à Praia Vermelha. O ônibus foi pago pela UNI, já que a reitoria da Puc não se sensibilizou quando os organizadores do evento pediram apoio.

14:05
Ao chegarmos, havia um grande número de estudantes em frente à porta principal. Diversos seguranças vieram avisar que não seria possível a entrada na sala do debate; eles tentaram nos agradar dizendo que havia um telão do lado de fora para que pudéssemos assistir em tempo real.
Acontecimentos surreais:
- uma equipe de uns 10 oficiais, com coletes e armas pesadas nas mãos, tentaram intimidar os estudantes;
- como se não bastasse, os a massa estudantil de revoltou contra a UNI, que na verdade era a única instituição a defender o direitos deles, produzindo uma baderna desnecessária.

14:51
Depois de muito esforço e muito blefe - estudantes e seguranças, respectivamente - alguns de nós conseguiram entrar na sala onde ocorreria o debate.

17:08
Cansado de esperar - enquanto éramos tratados com descaso e como ignorantes, pelo chefe da segurança venezuelano -, resolvi que estava na minha hora de ir embora. Seria bom assistir ao debate, mas melhor ado que isso seria se a equipe "responsável" pelo evento fosse composta por profissionais.

ps: o evento estava marcado para as 14h

ps2: enquanto esperávamos, Hugo almoçava com o presidente Lula, um almoço cinco estrelas, pago por todos nós. E com a maior calma do mundo.

ps3: os seguranças levaram 3 horas para liberar os banheiros e a água - não havia nem mesmo água nos bebedouros!

ps4: uma mulher passou mal e ninguém da produção do evento se preocupou em ajudá-la - nós é que lhe demos atenção -, e também não havia nenhum médico responsável no local.

ps5: Não gostei de ver posters com a imagem de Hugo Chavez - em um ele abraça uma criança e, em outro, ele beija as mãos do povo, literalmente - sendo distribuídos como presentes. Isso não tem cheiro de honestidade - estou criticando o fato de terem feito posters que parecem "forçar uma barra", nada contra a política de governo.

ps6: Algum estudante impulsivo quebrou uma das janelas do prédio onde tudo acontecia - na verdade não aconteceu muita coisa...

No comments: