Tuesday, December 21, 2004

O Monstro

Estaria eu apático
Admirando toda a desgraça
Deste mundo podre?
Um mundo gasto...
Repetições,
Reciclagens
Nada de novo
Tudo que um dia se foi, agora volta
Um retorno da merda
Da inutilidade
Da existência sem valor

Saturado de tudo isso
Meu olhar – sem o menor saco -
Desfere desprezo
Seria eu um monstro, daqueles de duas faces?
Ou teria distúrbios de personalidade?

Apenas um idiota se preocuparia com isso
Pois é irrelevante
Como todo o resto
Cada janela
Cada quarto
Cada perfume
Cada foto
Cada poema

Eu sou um dragão com uma caneta
Na mão
Só quero cospir fogo
Queimar tudo
Essa aberração deve acabar

Nada de exclamações
Sem exaltação
Apenas análises
Críticas – lamento, não são capazes de mudar as coisas –
Mas sem o sentimento antigo
Da revolta
Esse eu deixo para as crianças
Choram ao descobrir
Que Papai Noel não responde
- nunca ouvi falar de Papai Noel no Haiti –


Nem Papai Noel
Nem Deus
Nem os nossos sonhos

Sozinhos até o dia de nossa morte
Vagamos por aí
No Rio,
Em Paris
Ou em Burma – onde se prende quem ganha Nobel da Paz –

Na seca,
No suor
Ou no frio
Dos flocos de neve
Que alimentam sonhos pueris por tudo aquilo
Ainda não conquistado

A vida vai
Os anos já bateram a porta
Eu vou ficando mais velho e mais chato
E a babaquice se repete
Na TV,
Nos jornais,
Nos discursos

Todos querendo alimentar nossos sonhos
Para se suprir, agradar a si mesmos
Um favor egoísta
“votem e sejam meus amigos
Ou queimem no mármore por estarem errados”

Pro inferno o certo e o errado
Isso ou aquilo
Tudo invenção
Colírio industrializado
Histórias da Carochinha
Conversa pra boi dormir

Sem vontade de escrever
Pego esta caneta e esse papel
E entendo um pouco mais
Como anda o meu humor
Coincidindo o fim deste poema
Com o fim de mais uma página

4 comments:

Anonymous said...

Cara, é muito estranho você escrever esse poema, pois eu ontem encontrei vários conhecidos e perguntei para todos se eles estavam animados para as festas de fim de ano, e todos responderam do mesmo jeito: ou desanimados, ou melancólicos,ou nostálgicos e alguns até revoltados(como a senhora do elevador da PUC),com a pobreza, a miséria e as comemorações luxuosas e os banquetes natalinos que rondam os mais ricos.
Eu fiquei um pouco, sei lá, acho que abismada, pois estou ainda feliz (talvez idiotamente), e até achei os outros um pouco como o "The Grinch" querendo roubar a minha onda de natal, por que no fundo fim de ano é assim mesmo,não tem como fugir, as metas são traçadas, os erros são jurados não ser repetidos e outras coisas que nós não conseguimos evitar.Parece que uma força nos arrasta ou nos faz acreditar sempre na mudança e até que as coisas podem melhorar,não sei se isso é da essência do ser humano,se é inerente a todos, mas admiro muito essa capacidade que toda pessoa tem de ver os anos passar, e por mais escondidinho que seja pensar que a guerra pode acabar, que a miséria também, e que um dia todos possamos viver como "imagine" do Lennon.
Lehonna Teles

Anonymous said...

"Que alimentam sonhos pueris por tudo aquilo
Ainda não conquistado"

Minha esperança é de que ainda existam as tais coisas ainda não conquistadas.

Belíssimo, Guilherme. Capitou meu atual espírito.

Je.

Guilherme Martins da Costa said...

Vou avisando que o próximo post não foi influenciado pelos comentários deste daqui, pq eu já tinha escrito antes de lê-los.
Beijos à ambas.

Anonymous said...

Será q vc é a reencarnaçao de Dorian Gray?
Há 15 anos escrevi um e-mail (sim já se trocavam e-mails naquela época) para um amigo (não, naquela época não haviam blogs) relatando meu estado de espírito, onde me sentia um monstro por diversas atitutes q tomava e, em minha sã consciencia, eram contraditórias a minha moral e ao q defendia como correto.
Acho q faz parte do processo de amadurecimento de todos nós encontrarmos com nossa sombra, o nosso dark side.
Daqui para frente você vai encontrar um ajuste onde nem tudo é belo e nem tudo é horrível, mas tentamos sempre fazer o melhor possível. Quanto a fome e desgraça do mundo, acho q este planeta já viu épocas piores, lógico q não é desculpa e não justifica o q estamos passando, mas há poucos anos milhões morriam por falta de condições básicas de higiene e outros tantos eram queimados só por acreditarem q nós girávamos ao redor do Sol... Por incrível q parece acho q estamos caminhando para um futuro melhor. Se já é difícil arrumar nossa casa, nossa vidinha, imagina quantos séculos vai ainda levar para arrumar o mundo todo...
De qq maneira, Feliz Natal (lembre-se que é o aniversário de quem mais arduamente lutou para melhorar nosso planeta) e um belo Ano Novo a quem for da Nossa Família.
Marco.