Monday, December 06, 2004

Albert Einstein

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”.

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser apreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”.

“Cem vezes por dia eu me lembro que minha vida interior e minha vida exterior dependem do trabalho que outros homens estão fazendo agora. Por causa disso, preciso me esforçar para retribuir pelo menos uma parte desta generosidade – e não posso deixar nenhum minuto vazio”.

1 comment:

Anonymous said...

Olá guilherme!Essa retribuição que ele fala ao meu ver é o que faz com que a sociedade se desenvolva.Sentir essa generosidade são para poucos(essa coesão que lembra a solidariedade orgânica de Durkheim),e ela que faz com que as coisas encontrem sentido mínimo no caos social,ela me parece uma apercepção,onde vc enxerga claramente o seu lugar em meio a outros que se diferem naturalmente.
Devemos quando tratar esse assunto nos preocupar ou direcionar para a liberdade.Onde nós percebemos o nosso lugar,mas não o que devemos fazer com ele,pois existem todas e tantas possibilidades de retribuir.Não acha?
Vamos retribuir a tudo o que estamos recebendo sem sentir,mas nos firmando nas nossas escolhas por mais diversas que estas sejam. E como disse Heiddeger:" a realidade da liberdade é sua condição enquanto possibilidades das possibilidades".

Beijos!Lehonna Teles