Tuesday, September 13, 2005

Manias, leques e a cultura popular

Alguns hábitos parecem não ter nenhum sentido mesmo. Como por exemplo o modo como as pessoas falam - "e quem esse cara acha que é para se colocar em terceira pessoa? Ele se acha uma não-pessoa? Bom, estando em 3a pessoa ele já se torna uma pessoa de qualquer modo". O não costuma ser o pivô de alguns desses casos. Como quando você chega em casa e vê seu irmão mexendo na sua gaveta - coisa que te irrita - e você pergunta o que ele está fazendo. Você e ele sabem que ele está colocando a mão onde, a princípio, não deveria. Mas, qual é a resposta que ele poderia dar em um caso desses? "Não, é que eu estou procurando uma caneta para escrever o...". Como assim "não"?! Está ou não está? Ou quando a sua mãe lhe pergunta “você vai sair de carro agora?” e você responde “não, é que eu vou na casa do fulano (o que é mentira mesmo...), mas eu já volto”. Parece que as pessoas tem medo de dizer “sim, estou fazendo isso mesmo, pode acreditar!”
Outro caso recorrente é o de uma metáfora que todo mundo conhece, mas ninguém reclama de ser ridiculamente mal construída. "Ampliar ao leque". Isso mesmo, ampliar o leque. Entendeu? Ok, vou explicar. "Vou fazer este curso para ampliar o leque de possibilidades", dizem alguns, bastante confiantes, aliás. Agora eu te pergunto: Você já viu alguém ampliar um leque?! Mas é claro que não, pois um leque não se amplia! Você pode abrir um leque, mas para ampliar acredito que nem mesmo quem sabe fazer leques se daria ao trabalho de ampliar um, mais fácil seria fazer outro maior. Vale lembrar que se estamos falando de uma metáfora, é preciso entrar no clima, sem fazer jogo de palavras pela metade - provavelmente isso veio de um hábito da cultura popular, da ignorância; assim como a lenda de que fazer a barba após o almoço causa a morte imediata... é minha filha, não é mole não. Então, acredito que seria muito mais sensato dizer "vou fazer este curso para trocar de leque". Ou até mesmo - o que eu julgo como sendo a melhor opção - "isso com certeza irá ABRIR o meu leque". Sim, porque um leque pode ser aberto ou trocado, mas eu nunca ouvi falar de alguém que o levasse para um artesão que fosse ampliá-lo. Se você não concorda, tudo bem. Pode ir procurando alguém que amplie o seu leque. Eu prefiro o costume oriental de, antes de se abanar, abrir o tal do maldito leque - não agüento mais escrever esta palavra. E, outra coisa, abrir o leque é uma analogia de como uma pessoa nasceria pequena e poderia ir crescendo, baseando-se no que seria possível esta alcançar com os seus potenciais, estes presentes desde o seu nascimento - o leque também nasce com o mesmo potencial de abertura que ele alcança quando "estimulado" ao máximo.

3 comments:

Mauro said...

Outra expressão que eu acho riddícula é a 'lanterninha' para se referir ao último lugar. Pra mim, faz muito mais sentido deixar o primeiro da fila segurando a lanterna. Deixando a lanterna com o último, os obstáculos só serão vistos depois que o primeiro tropeçar. Também demorei um tempão pra entender que "o que não mata engorda" significa que o que não for fatal vai te fortalecer, e não que tudo faz mal mesmo que não mate.
Ah lembrando que vc leva o seu blog até mais a sério que eu, lembre de colocar uma verificação de leitura nos comentários pra evitar spam.

Rodrigo Rego said...

vou dar de intrometido aqui, mesmo sem te conhecer, guilherme. Mas conheco o comentarista logo antes de mim, e fiquei pensando sobre a coisa do lanterninha também. De repente, a expressao nao tem a ver com uma fila de escoteiros andando no mato de noite (aí é natural que seja o primeiro o dono da lanterna) mas com um cinema (e aí, é claro que o tal lanterninha nao via ser o primeiro da fila, tapando a visao da galera, ele fica lá atrás ajudando a sentar os velhinhos).

Ótimo o blog. Já vinha de vez em quando, qualquer dia apareco de novo. Abraco.

Guilherme Martins da Costa said...

Valeu mesmo! Obrigado.
Hoje eu fiquei sabendo que a expressão "ampliar o leque" foi traduzida errada da língua original, onde na verdade era "abrir o leque".
Gostei disso, hehe :P

Abraços!!